Select Page

O fabrico Lean é perfeito para pequenas empresas (P2)

SolidCAM - Swiss Type - Torno Suiço

Na Primeira parte, discutimos alguns dos princípios práticos do fabrico Lean, (esperamos que tenha experimentado os 5 porquês em alguém).

Desta vez vamos discutir como aplicar estes princípios na sua empresa, os desafios associados que pode enfrentar e quais os resultados esperados. Como foi visto na primeira parte, o Lean está enraizado no bom senso e é mais direto do que a maioria das pessoas supõem. Abaixo estão algumas ideias chave para uma implementação do Lean com sucesso.

Fabrico Lean Explicação

Acordo seguro entre todos os envolvidos

Primeiro, uma vez que o Lean muda o comportamento de uma empresa, vai precisar de ter adesão a todos os níveis. Não pode mudar as equipas de projeto e fabrico se os gerentes ou gestores não estiverem dispostos a mudar. E se os gerentes e gestores estiverem dispostos a mudar, mas depois não respeitarem as próprias equipas, o Lean também não funcionará. É necessário que toda a empresa esteja de acordo.

Não trate o Lean como um projeto

Se abordar o Lean como um projeto com início, meio e fim, a transformação irá terminar quando chegar ao final do projeto. A tendência é voltar ao modo como as coisas eram, algo que tende a acontecer após a conclusão de um projeto. Kaizen, parte da filosofia do Lean, aborda a melhoria contínua. Indica uma mudança na cultura e no comportamento de uma empresa, que vai muito  além da ideia de finalizar um projeto.

Fabrico Lean 3DEXPERIENCE

Coloque-se no lugar dos seus funcionários

Deve começar no início. Ou seja, saber exatamente o que está a acontecer na sua empresa. A Toyota utiliza o termo gemba, que significa literalmente “ir e ver o que está a acontecer”, andar pela fábrica e viver o dia a dia dos trabalhadores, estar presente e observar. Se alguém disser: “não posso fazer isto porque é muito difícil”, tente executar a tarefa para ver o que acontece. Este é o primeiro processo. Em primeiro lugar, entenda, da perspetiva e experiência de um trabalhador, o que está a ocorrer. Desta forma pode realmente entender os problemas que estejam a ocorrer na sua empresa.

De seguida, considere as ferramentas de gestão visual digital para tornar os padrões conhecidos e comunicar facilmente os problemas às suas equipas de cada departamento. Esta é uma parte vital na transformação de uma empresa e da sua cultura: mostrar com clareza o que está a acontecer. Utilize quadros brancos digitais e post-its, pois são ferramentas de gestão simples que permitem que as pessoas detetem problemas e os discutam.

Elementos visuais como cores/semáforos (verde para bom, amarelo para alerta e vermelho para mau) podem ser muito eficazes. Torna-se mais fácil e conveniente analisar algo visualmente e depois aprofundar o problema, é a chave para a melhoria contínua.

Sem apontar dedos

Outro conceito é focar na solução, em vez de apontar o dedo. A filosofia Lean tem muitos conceitos em torno do respeito mútuo, seja respeitando um gerente, um membro da equipa, um colega ou um colaborador. O foco deve ser a solução (em vez de apontar dedos) e, em seguida, certificar-se de que os objetivos são razoáveis e alcançáveis ao longo do tempo, ao contrário de um projeto big bang (com objetivo absurdo em relação às taxas de produção ou redução de custos) que não é realista. Uma série de pequenas vitórias, ao longo do tempo, resulta em grandes vitórias. É necessário tempo, paciência e foco.

Não se esqueça que existem ferramentas de visualização digital que ajudam a sua empresa a realizar alterações. As ferramentas digitais para Lean também incluem outras ferramentas de resolução de problemas, como diagramas dos 5 porquês, que facilitam a resolução de problemas rapidamente. As ferramentas digitais geralmente tornam a implementação de práticas Lean mais fácil e rápida, permitindo alterações nos negócios, tanto nas operações como na própria cultura da empresa.

Fabrico Lean 3DEXPERIENCE

O que esperar de uma implementação Lean

Alguns resultados serão concretos, como custos reduzidos, despesas com materiais e tempo, o que é esperado de uma implementação do Lean numa empresa. Outros resultados incluem a redução significativa de problemas de qualidade de produto ou o aumento da taxa de produção. Mas também existem outros tipos de valorizações, sendo um dos mais importantes ter equipas autónomas. A estrutura de gestão rígida já foi ultrapassada, em que os problemas aumentavam e ficavam presos com frequência em níveis mais altos da empresa. As equipas Lean podem resolver, e têm a confiança de resolver, os problemas por si mesmas. A metodologia Lean capacita-os com ferramentas práticas e essenciais.

Sem um processo de fabrico Lean eficiente, a única forma de satisfazer a procura do cliente é injetar dinheiro adicional. Se entrega os stocks de acordo com as necessidades do cliente, certifique-se que o produto está terminado no prazo que os clientes solicitam, porque não irá ter agilidade suficiente para criar estes produtos para responder à procura do cliente num espaço de tempo curto. Dada a competitividade de algumas indústrias hoje em dia, as empresas menores não têm capacidade para tal estratégia. Não é sustentável para elas e vão acabar por ser prejudicadas se tentarem. Portanto, Lean significa fazer mais com menos ou o mesmo com menos, sem adicionar desperdício em excesso.

O porquê de o Lean poder ser mais bem-sucedido em empresas menores

Com um propósito específico em mente, as empresas menores são melhores na adoção de metodologias Lean. É muito mais fácil conseguir adesão porque, normalmente, neste tipo de empresas, pode-se chamar a atenção de um CEO de forma rápida para obter aprovações, um processo que é muito mais complicado em empresas de maior escala, onde a política e burocracias podem atrasar a tomada de decisão rápida em todos os níveis.

Mudar a cultura de uma empresa não é um projeto. É algo que se baseia em pequenas mudanças contínuas. Cada reunião de fabrico é uma oportunidade de fazer algo um pouco melhor ou de melhorar de alguma forma. Não se trata de enviar uma equipa para um curso de formação de seis semanas para se tornarem especialistas e esperar que tragam mudanças quando voltarem, porque não é assim que as pessoas mudam.

As pessoas mudam de forma contínua quando há uma ligeira mudança de comportamento que é benéfica e reforçada ao longo do tempo. Não existem mudanças repentinas. Ir para um centro de treino por uma semana e voltar uma pessoa diferente não acontece. Portanto, comece por algo pequeno e melhore continuamente. É uma maratona e não uma corrida de velocidade.

Fabrico Lean 3DEXPERIENCE

As pessoas são mais importantes que os produtos

Lembre-se: são as pessoas que fazem acontecer. Um produto não se cria a ele próprio, então a chave é focar-se na equipa e no elemento humano, nos relacionamentos e como estes podem melhorar, pois uma equipa é fundamental para o sucesso. Mesmo em indústrias altamente automatizadas, ainda são os humanos por detrás das máquinas que resolvem problemas e fazem a indústria trabalhar de forma eficaz.

Não há quantidade de inteligência artificial que vá resolver um problema de design ou reparar uma parte de um processo que não está a funcionar de forma correta. As equipas são a força vital das organizações. Sem equipas, os negócios não funcionam, e cada empresa é uma agregação de várias equipas em diferentes níveis, inclusive no fabrico. Se puder melhorar um pouco de cada um, o benefício cumulativo pode ser enorme para uma empresa.

Fabrico Lean 3DEXPERIENCE

A tecnologia pode ajudar

Colegas que se costumam encontrar pessoalmente, estão agora mais dispersos – especialmente devido à pandemia global provocada pela Covid-19. A colaboração em ambientes híbridos veio provavelmente para ficar.

Este é outro motivo pelo qual as aplicações na Cloud, como o 3DLean, se estão a tornar mais populares. Pode estar em casa, no seu escritório ou a viajar e mesmo assim pode participar nas reuniões diárias de fabrico Lean para ajudar a resolver problemas juntamente com a sua equipa.

Se tiver mais perguntas sobre como as ferramentas 3DLean ou de como o fabrico Lean pode beneficiar a sua empresa, entre em contacto connosco.

Leia o artigo original Aqui.

contacte-nos

Contacte-nos agora!

Retomaremos o contacto tão breve quanto possível!

 

ISICOM