Select Page

SWOOD CAM

Bibliotecas SWOOD CAM e tecnologias para todos os processos

Uma vez que o SWOOD CAM se encontra totalmente integrado na interface do SOLIDWORKS não necessita de exportar ficheiros para depois serem importados noutro software, poupando assim os problemas que geralmente advém deste processo. Para além disso, uma vez que os programas ficam associativamente ligados à geometria das peças a maquinar, se existirem alterações à sua geometria, os percursos serão também atualizados.

Na biblioteca do SWOOD CAM poderá ter todas as suas ferramentas e agregados, em total correspondência com o seu parque de máquinas. Pode criar e utilizar ferramentas com múltiplas cabeças, pentes de furação, discos de cortes e todo o tipo de ferramentas comuns nesta indústria.

De forma a acelerar ainda mais o seu processo, pode criar macros de maquinagem que correspondem a uma determinada estratégia e parâmetros que normalmente utiliza nas suas peças. Com estas macros apenas terá de as arrastar para a geometria a maquinar e deixar o SWOOD CAM calcular os percursos de ferramenta.

Com o SWOOD CAM terá acesso a uma grande variedade de tecnologias, por exemplo: maquinagem em 3, 4 ou 5 eixos; reconhecimento automático de geometria e aplicação das estratégias mais adequadas; máquinas com plano de corte ou carris com blocos de vácuo; projeção laser para posicionamento; gestão de cabeças de sucção.

Módulo de Nesting e criação de relatórios

Juntamente com o SWOOD CAM pode também ter o módulo de Nesting, para distribuir as várias a cortar nas suas placas. Desta forma pode garantir um ótimo aproveitamento de material e dar o uso mais eficiente às suas máquinas.

O SWOOD CAM permite-lhe criar código CNC para a maquinagem de peças ou montagens, com a possibilidade de exportar os ficheiros de programação para as mais variadas máquinas e controladores, por exemplo, BIESSE, HOMAG ou SCM.

A criação de relatórios com o SWOOD CAM é extramente poderosa e pode ser completamente configurável ao gosto de cada organização. Com um clique pode exportar a totalidade dos programas CNC a enviar para as máquinas, lista e ferramentas a utilizar, etiquetas com cada um dos programas e tudo o que demais precisar. Caso haja alguma alteração ao seu projeto basta novamente um clique para que toda a informação seja atualizada.

SolidCAM

Total integração no SOLIDWORKS com programas sempre atualizados

O SolidCAM é um parceiro Gold da SOLIDWORKS o que significa que se encontra totalmente integrado na interface SOLIDWORKS e segue os mesmos princípios de facilidade de utilização.

Com esta integração não terá a necessidade de exportar os ficheiros em formatos neutros para depois serem importados noutro sistema, poupando assim imenso tempo e trabalho a corrigir problemas de geometria.

Uma vez que o SolidCAM trabalha dentro da interface SOLIDWORKS e é totalmente associativo com os ficheiros CAD, qualquer alteração que seja efetuada na geometria da peça ou montagem é imediatamente reconhecida pelo SolidCAM que atualiza todos os percursos de ferramenta sobre os quais esta alteração tenha efeito.

Desta forma não corre o risco de estar a usar programas com geometrias obsoletas, podendo ter toda a segurança sobre o que está a maquinar.

Operações torno e torno-fresa, e reconhecimento automático de geometria

O SolidCAM fornece uma poderosa ferramenta de Reconhecimento Automático de Features (AFRM) complementando as capacidades de maquinagem 2.5D. O utilizador SolidCAM tem assim o melhor de dois mundos: Operações Interativas e Automatização.

O SolidCAM fornece todas as operações de torno de que necessita, com um cálculo poderoso dos caminhos de ferramenta e uma série de técnicas para garantir um processo o mais rápido e eficiente possível. Mesmo as operações mais complexas de torno podem ser efetuadas sem problema; por exemplo, pode efetuar torneamentos balanceados com múltiplas turretas e canais em simultâneo, ou torneamento em 4 eixos simultâneos.

O SolidCAM não é simplesmente um sistema CAM para metais, pode também contar as especificidades da maquinagem de madeiras e seus derivados. Pode especificar todos os componentes da sua máquina, como ferramentas de forma ou discos.

Maquinagem 2.5 eixos, 5 eixos e superfícies

A interface mais direta, simples e fácil de usar, integrada no SOLIDWORKS, aliada à última tecnologia de cálculo de percursos de ferramenta, proporciona a forma mais rápida, poderosa e fácil de criar percursos de maquinagem CNC para 2.5D. Desenvolvida quer para utilizadores experientes quer para principiantes, o SolidCAM oferece a melhor versatilidade permitindo ao utilizador optar pelo “reconhecimento automático de features” ou pela seleção manual de geometria, parâmetros e estratégias de programação CNC. Inclui funcionalidades para maquinar caixas, rasgos ou furações, com a possibilidade de efetuar operações especiais de roscagem.

O módulo HSS oferece inúmeras estratégias de maquinagem de superfícies que permitem percursos de ferramenta suave e eficiente num conjunto de superfícies da peça. Traduz-se num aumento de qualidade da superfície, e num menor desgaste das ferramentas e das máquinas.

Graças às estratégias de maquinagem a 5 eixos do SolidCAM pode começar a programar instantaneamente as geometrias mais complexas. Com a simulação de máquina terá toda a proteção contra colisões entre máquina, peça ou mesmo elementos móveis (como elementos de fixação). Consiga um feedback instantâneo do percurso da ferramenta enquanto está a ser criado, com simulação de máquina em tempo real – não precisa de esperar pelo fim da programação para correr a simulação e detetar possíveis erros.

SOLIDWORKS CAM

Funcionalidades SOLIDWORKS CAM

Com o SOLIDWORKS CAM pode efetuar todo o tipo de maquinagens em ficheiros de peça ou montagem seguindo estratégias de 2.5 eixos, como perfis, caixas, rasgos ou furações. Sendo totalmente integrado no SOLIDWORKS, a seleção de geometria é bastante facilitada e caso existam alterações e geometria o CAM á atualizado. Em qualquer um dos tipos de maquinagem pode controlar todos os parâmetros necessários bem como as máquinas e ferramentas a utilizar.

O SOLIDWORKS CAM reconhece os vários tipos de geometria de forma automática, como furos, caixas ou castelos. Desta forma reconhece de uma forma direta que tipo de maquinagem aplicar a cada parte da geometria.

O SOLIDWORKS CAM utiliza regras de forma a automatizar o processo de criação de estratégias de maquinagem, garantindo assim que o seu processo segue sempre as mesmas definições. Desta forma pode focar-se nas áreas críticas da produção das peças em vez de ter de configurar cada uma das geometrias a maquinar.

Funcionalidades SOLIDWORKS CAM

Com o SOLIDWORKS CAM pode criar estratégias de maquinagem em que um programa de 3 eixos é executado com a ferramenta numa posição inclinada (com eixos indexados), utilizando os eixos rotacionais de uma máquina de 5 eixos por exemplo.

As capacidades de maquinagem em torno do SOLIDWORKS CAM incluem desbaste e acabamento em facejamento, torneamento, sangramento, ranhurados ou mandrilados, roscas internas e externas e furação, tudo o que precisa neste tipo de operação.

SigmaNEST

Motor de cálculo único
O SigmaNest possui uma série de motores de cálculo de distribuição de forma a garantir que obtém o melhor resultado possível. Consegue fazer uma distribuição de múltiplas peças em múltiplas chapas, controlando em simultâneo qual a dimensão de chapa mais eficiente a utilizar e tendo em conta o stock de restos também.

Tecnologias disponíveis
O SigmaNest pode gerar código para máquinas com diversas tecnologias, incluindo: corte laser, plasma, oxicorte, corte por jato de água ou com ferramenta de corte (router).

Aproveitamento de restos de chapa
Com o sistema integrado de gestão de restos de chapa, o SigmaNest garante que o aproveitamento de todo o seu stock de restos é o mais otimizado possível. Isto é feito de forma automática pelo software, sem necessidade de preocupações por parte do operador.

Otimização de percursos
Os percursos de ferramenta são também otimizados pelo SigmaNest, não só a ordem de corte, mas também são utilizadas uma série de tecnologias para poupar no tempo de processo e na qualidade das peças cortadas. Alguns exemplos de parâmetros tidos em conta pelo SigmaNest encontram-se: separação de duas peças apenas com um corte, sem passagens repetidas na mesma zona; controlo da velocidade de avanço; tempo máximo de utilização da tocha em corte laser ou plasma; programação com múltiplas cabeças de corte; distorção mínima derivada ao calor; entre outras.

Sistema CAD integrado
O SigmaNest possui um sistema de desenho 2D integrado capaz de criar linhas, arcos, splines, etc., formas standard ou geometrias personalizadas e cortar/colar. Desta forma pode mesmo gerar as várias geometrias a cortar diretamente na interface SigmaNest.

Integração com softwares CAD terceiros
No SigmaNest é fácil importar ficheiros externos com as peças a serem distribuídas, quer estes sejam ficheiros 2D como DXF ou DWG, quer mesmo ficheiros 3D neutros ou proprietários de determinado software CAD. Com esta exta capacidade de importação de ficheiros em diversos formatos elimina-se o risco de perda de informação que muitas vezes ocorre quando é necessário converter ficheiros.

Estimativas de custo
O módulo avançado de orçamentação permite que todas as cotações sejam geradas de forma rápida e com valores fidedignos. Este módulo utiliza os tempos de corte e peso das peças cortadas para determinar o seu custo, sempre associado ao custo e quantidade de material realmente utilizado.

Relatórios
Os relatórios exportados pelo SigmaNest podem ser personalizados em detalhe de forma a garantir que se adequam às suas reais necessidades. Podem ir desde impressões dos layouts a cortar, etiquetas com códigos de barras, listagens de peças e de ferramentas a utilizar, ou folhas de obra completas com um aglomerado de informações vindas de diferentes fontes.

Ligados à Indústria

...Ligados a si!

contacte-nos

Contacte-nos agora!

Retomaremos o contacto tão breve quanto possível!  
ISICOM