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O fabrico Lean é perfeito para pequenas empresas (P1)

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Nos últimos dois anos, a disrupção exacerbou muitas das ineficiências dos fabricantes. Em algumas indústrias, a procura disparou, a procura por tecnologia doméstica e de redes, pois as pessoas de repente precisaram de se conectar online para trabalhar, para interesses pessoais e familiares.

No entanto, é sabido que a variabilidade é inimiga da eficiência. Para ser eficiente no fabrico (ou para ser Lean), precisa de ser capaz de responder e lidar com a imprevisibilidade do mercado de forma eficaz. A imprevisibilidade ocorre no dia a dia, como acontece desde os primórdios do fabrico automóvel, por exemplo, e que deu origem ao sistema Toyota de Produção (TPS).

As empresas maiores foram altamente afetadas, mas muitas delas foram protegidas por fundos de reserva de que muitas empresas mais pequenas não dispõem e, devido a isso, muitas destas empresas mais pequenas sofreram um impacto muito maior.

A vantagem do pequeno.

O fabrico Lean foi sempre um objetivo, de uma forma ou outra, no mundo do fabrico, mas tornou-se mais critico nos últimos dois anos e, certamente, mais empresas compreenderam que estão pouco preparadas para sofrer perturbações de grande escala. Mas, ironicamente, as empresas menores têm menos inércia em se adaptar às mudanças. Como é costume dizer, “é mais fácil virar uma lancha que um cruzeiro”, portanto o tamanho das pequenas empresas é uma vantagem nesse sentido. Podem mudar mais facilmente, mas a questão é: “como?”. Ou quais as ferramentas e metodologias que podem ser implementadas para os ajudar a transformar-se?

Mudar é difícil para empresas de qualquer tamanho. Nenhuma grande empresa diz subitamente: “Epá, vamos usar fabrico Lean”, e depois isso acontece num piscar de olhos, ou em seis meses, ou num ano. Independentemente do tamanho da empresa, o fabrico Lean começa pequeno, provavelmente numa área especifica, e cresce com o tempo. O fabrico Lean é adotado lentamente e vai-se expandindo de forma orgânica.

Em empresas mais pequenas, tem acesso mais direto à equipa executiva para poder fazer uma transformação na empresa, mas não se engane, a adesão da equipa executiva é crítica para o sucesso do fabrico Lean. Abaixo estão alguns dos princípios fundamentais do fabrico Lean que devem ser considerados para a organização de empresas mais pequenas.

Princípio fundamental nº1: O cliente está em 1º lugar.

O princípio básico do fabrico Lean é o cliente estar em primeiro lugar. Não há nada mais importante do que o que o cliente deseja. Tudo deve estar alinhado em torno dessa necessidade, seja a projetar um produto ou fabricá-lo com base na procura do cliente. Por vezes, as empresas esquecem-se deste princípio muito simples, mas é extremamente importante, quando procuram uma forma de mudar internamente ou qual a razão para mudar. A força impulsionadora deve ser sempre o que é importante para o cliente ou o que o cliente precisa. Por vezes, o cliente pode ser interno. Por exemplo, um departamento de fabrico que produz para uma rede de distribuição: a rede de distribuição é, então, um cliente. Apesar disso, o cliente em primeiro lugar é o princípio mais importante do fabrico lean.

 

Princípio fundamental nº2: Não desperdice

Outro princípio do fabrico Lean, derivado de “muda (無駄)”, termo japonês para desperdício, é apenas produzir o que é necessário. Por outras palavras, minimize o desperdício tanto quanto possível. A sobreprodução é um dos sete tipos de resíduos mais importantes no fabrico Lean, especialmente para empresas mais pequenas, pois é uma perda de tempo, de esforço, de materiais e de peças. As empresas pequenas não se podem dar ao luxo, nem têm orçamento, para ter sobreprodução.

Satisfaça o cliente, mas de forma eficiente e produzindo apenas o necessário para atender às suas necessidades e não mais que isso, mesmo que mais possa ser feito. É mais eficiente reencaminhar esse tempo e esforço para outro projeto.

Princípio fundamental nº3: Padronizar produtos e operações.

Torne os seus produtos standard, se possível. No entanto, os consumidores de hoje em dia, querem produtos personalizados, então este princípio Lean poderá ser um foco menor, dependendo do setor. Uma analogia extrema é que já ninguém quer um Ford Model T preto. Todos nós preferimos produtos personalizados, feitos precisamente sob medida para o que queremos. Portanto, a standardização de um produto é difícil nos dias de hoje.

A uniformização das operações para equilibrar e distribuir a carga de trabalho, no entanto, ainda é uma parte importante do fabrico Lean, descrita por outro termo japonês, “Mura (斑)”.

Novamente, empresas maiores, com uma variedade de pessoas, processos e sistemas mais antigos, têm muito mais dificuldade para mudar de direção e acompanhar a padronização. Empresas menores geralmente têm menos processos e sistemas enraizados, tendo, teoricamente, uma maior facilidade em efetuar mudanças e remover inconsistências porque a lista de coisas a serem mudadas é muito menor.

 

Princípio fundamental nº4: Continue a perguntar “porquê?”

As empresas mais pequenas enfrentam problemas diários intermináveis, seja no chão de fábrica, ou ao nível mais estratégico com a engenharia e design de produto. As ferramentas Lean foram desenvolvidas com os princípios Lean em mente, que ajudam as empresas a ampliar a sua resolução de problemas para que as suas equipas possam ser mais capazes de ultrapassar desafios e resolvê-los de forma mais eficaz.

Os “Cinco Porquês” é uma ferramenta clássica do fabrico Lean, e ajuda-o a chegar à raiz de um problema ou a expor potenciais problemas nos seus processos.

É uma abordagem realmente simples.

Se tiver um problema, pergunte porquê? Cinco vezes:

Não consegui chegar ao trabalho a tempo esta manhã.

Porquê? Acordei tarde.

Porquê? Não liguei o despertador ontem à noite.

Porquê? Esqueci-me.

Porquê? Saí tarde demais.

Porquê? Eu não levei o carro até ao bar e os meus amigos quiseram ficar até tarde.

E por assim diante.

Pode utilizar esta forma de resolução de problemas com os seus filhos, cônjuges e qualquer outra pessoa. Às vezes, as equipas, equipas de produção especialmente, carecem de algumas dessas estruturas e disciplinas básicas para lidar com desafios e problemas de forma eficaz. Os cinco porquês é uma ferramenta Lean clássica muito útil.

O Lean fornece uma serie destas técnicas simples como parte do seu kit de ferramentas, se preferir, que capacitam as equipas da empresa a aprofundar a sua análise sobre problemas persistentes e encontrar as respostas certas, o que permite que empresas mais pequenas resolvam os seus problemas operacionais e de clientes da maneira mais eficiente possível.

Passar à prática

No próximo artigo discutiremos como aplicar estes princípios à sua empresa, os desafios associados e que tipo de resultados pode esperar.

Se esta discussão despertou o seu interesse em como implementar estes princípios na sua empresa, consulte a nossa página do DELMIAworks ou entre em contacto connosco através do formulário no fim desta página.

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26 / 08 / 2021

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