Select Page

Melhores resultados e mais criatividade com a Simulação CFD

A simulação de fluxos com precisão ajuda o fabricante de automóveis a ter melhores resultados e aumenta a criatividade.

A Palatov Motorsport  projeta e fabrica automóveis de elevado desempenho e super leves, construídos em Portland, Oregon. Destinada principalmente á utilização diária em pistas recreativas, a missão da empresa é criar e construir projetos com um desempenho excecional que forneça um valor incomparável.

O fluxo de trabalho da palatov usa principalmente o Software SOLIDWORKS®, que permite à empresa criar componentes e encaixa-los no projeto de um carro, e em seguida, utilizar o software SOLIDWORKS Flow Simulation CFD para testar o fluxo de ar, o desempenho mecânico e térmico. Toda a informação recolhida será utilizada para desenvolver atualizações futuras do projeto.

 

Com um único carro que tem entre 750 a 1000 componentes individuais, o processador e os subsistemas gráficos sofrem uma enorme carga. A simulação CFD terá um impacto igualmente massivo. Isto significa que todas as partes de um posto de trabalho precisam fornecer o melhor desempenho possível.

A necessidade de velocidade – fora da pista

Palatov estava a enfrentar interrupções no seu fluxo de trabalho em dois pontos do seu ciclo de produção. “se estou a gastar muito tempo apenas a rodar os meus polegares, á espera que o modelo se reoriente ou que aumente ou reduza o zoom, o meu processo atrasa-se muito”, explica Dennis Palatov, proprietário da Palatov Motorsport, LLC.

A segunda interrupção foi quando testámos os projetos com o SOLIDWORKS Flow Simulation. “O CFD é muito incremental. Pode mudar um pequeno detalhe e ao executar novamente, normalmente leva mais 12 horas. Então eu costumava prepará-lo á noite e deixava o processo decorrer durante a noite, depois voltar no dia seguinte obter os dados e seguir com o resto do dia.”

A empresa estava a utilizar um posto de trabalho que utilizava um processador intel i7 e uma placa de vídeo AMD Radeon ™ Pro WX 7100. Que forneceu uma experiência de modelação 3D adequada, mas quando uma simulação estava a ser executada, a história era diferente. “O CFD costumava ser um projeto noturno”, diz Palatov. “O fundamental é visualizar e evoluir o projeto em tempo real e ver onde tudo se encaixa. Portanto, as ferramentas realmente precisam de se mover na velocidade dos meus pensamentos. Se eu tiver que esperar, então acaba por perturbar o meu fluxo de trabalho e tem um impacto realmente negativo na produtividade. “Para resolver o problema, Palatov implementou CPU’s e GPU’s AMD (processador AMD Ryzen 3950X e AMD Radeon Pro W5500) com resultados impressionantes. “Descobri que posso executar uma simulação CFD e ainda ter proveito total do SOLIDWORKS no mesmo computador”, disse Palatov.

Com a potência dos 16 núcleos do AMD Ryzen 3950X, isso significa que a equipa poderia utilizar entre 8 a 10 dos núcleos para a simulação de fluxo e ainda ter núcleos suficientes para fazer modelação 3D. A Palatov Motorsport tem um exemplo específico com uma das suas simulações de projeto de automóveis. “O sistema antigo demorava cerca de 7 horas e 24 minutos para ser concluído”, diz Palatov. “O nosso novo sistema levou seis horas e 22 minutos, mas eu também estava a utilizar o SOLIDWORKS em simultâneo. O sistema antigo estava basicamente apenas a executar a simulação CFD e era completamente inútil para qualquer outra tarefa ao mesmo tempo.”

De acordo com Palatov: “A produtividade é a recompensa. A Proposta de valor é muito fácil. Economiza uma quantidade significativa de tempo e faz muito mais em cada dia, portanto, pode analisar os seus custos e pessoal e custos de oportunidades contra os custos de equipamento e esta mudança torna-se muito atraente. O que faz com que goste muito mais do trabalho e fico mais animado e motivado. Não é apenas trabalho; é realmente divertido quando as ferramentas não são um obstáculo e apenas permitem que seja criativo.”

Ao contar com o SOLIDWORKS Flow Simulation para CFD, combinado com o hardware adequado, a Palatov Motorsports pode produzir experiências de modelação com precisão, produzindo dados críticos para criar e construir automóveis excelentes e prontos para a pista.

Veja aqui a notícia original no Blog da SOLIDWORKS

 

26 / 02 / 2021

contacte-nos

Contacte-nos agora!

Retomaremos o contacto tão breve quanto possível!

 

ISICOM