Select Page

Porque é que o meu assembly demora tanto a abrir?

O Performance evaluation e o Assembly Visualization (localizados na barra Evaluate) são ferramentas excelentes para percebermos o que está a atrasar a abertura e também toda a performance do SOLDIWOKRS com montagens.

Porque é que o meu assembly demora tanto a abrir?

O Performance evaluation e o Assembly Visualization (localizados na barra Evaluate) são ferramentas excelentes para percebermos o que está a atrasar a abertura e também toda a performance do SOLIDWOKRS com montagens.

Outra ferramenta é mesmo através da árvore de Features/Componentes em que podemos ter conhecimento acerca do que pode estar a causar estes problemas no assembly em questão (“What’s wrong?”).

Listo abaixo alguns dos problemas mais comuns que vão deteriorar a performance tanto na abertura como na edição de ficheiros SOLIDWORKS:

  • Peças com erros de rebuild
  • Peças “Hidden” em vez de “Suppressed”
  • Caracteres especiais nos nomes dos ficheiros/caminhos (“´” ou “;”)
  • Peças com demasiado detalhe, o qual provavelmente pode ser omitido à eliminar detalhe/Defeature/criação de uma configuração com geometria simplificada
  • Demasiados mates à se inevitáveis, tentar não utilizar mates que não os “Standard”
  • Sub-assemblies em modo “Flexible”, o que faz com que o SOLIDWORKS tenha que calcular ainda mais mates e a um “nível” abaixo
  • Demasiadas aparências no modelo à remover aparências de faces e atribui-las a SOlid Bodies ou mesmo ao componente
  • Se possível trabalhar localmente (no PDM inclusive) à para corrigir pode-se fazer um pack and go para uma nova localização, verificar caminhos e tentar que estes sejam o menos dispersos possível
  • Guardar montagens ou peças importadas como Part de modo a que o tamanho seja reduzido e os sólidos agrupados num só ficheiro.
  • Geometria inválida de componentes importados à correr o Import Diagnostics
  • Referências perdidas à Dar novas referências

Estes são alguns dos problemas que recorrentemente encontramos em montagens. O processo para corrigir estes problemas passarão sempre por uma análise cuidada e faseada por parte do utilizador que realmente percebe a funcionalidade e estrutura da montagem.

Quando existe a impossibilidade de sequer abrir a montagem devemos abordar o problema começando por subassemblies ou componentes que constituem a montagem e tentar resolver os problemas que aí se encontram.

Salienta-se aqui também que é importante ver que mensagens temos em estado de “dismissed” para não estarmos a ocultar erros, ou a apresentação dos mesmos, que estão a dificultar o trabalho do SOLIDWORKS.(Options à Messages/Errors/Warnings)

Por fim, e tendo tudo isto em conta, a árvore idealmente não deve apresentar quaisquer erros/warnings visto que a maior parte das vezes são exatamente a indicação do que está a causar os problemas de performance.

Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como este?

Subscreva a nossa newsletter e receba informação sobre novos artigos, oferta formativa, webinars, eventos, campanhas e muito mais!

ISICOM