Select Page

Polindo superfícies: A impressão 3D Transforma a Produção de Joalharia.

A impressão 3D está a revolucionar várias indústrias diferentes, mas nenhuma tanto como a joalharia, no que toca a produção de alguns produtos de desejo. Uma nova era de criatividade sem obstáculos chegou e qualquer um pode fazer parte dela.

Criatividade antes da Artesonaria

A impressão 3D fez algo especial á produção de joalharia. A criatividade já não está limitada pelo trabalho artesanal, o que a sua mente conseguir conceber, pode ser criado em 3D e depois tornado num objeto real. Uma impressora 3D não tem dificuldade a criar peças complexas, não requer as mãos experientes de um artesão para criar peças de elevada complexidade e delicadeza. Isto dá poder a artistas, designers e criadores como nunca antes.

Sim haverá sempre demanda por objetos feitos por experts que trabalham exclusivamente á mão. Mas em termos de abrir as portas para todos os criativos, a impressão 3D de facto revolucionou a indústria da joalharia.

Como é feita a impressão de joalharia?

Primeiro que tudo um designer cria uma obra de arte num programa CAD 3D como o SOLIDWORKS. Depois é possível imprimir uma peça em cera do modelo cad. Esta peça é envolvida numa substância semelhante a gesso e aquecida, pelo que a cera irá derreter deixando o molde da mesma. Finalmente esta impressão é preenchida com o material de escolha do designer: ouro, prata, o que quiser. Este Artigo explica o processo com muito mais detalhe.

A Grande vantagem da joalharia impressa em 3D? Custos reduzidos, fabrico mais rápido e barreiras muito mais reduzidas no processo criativo, para empreendedores que estão a entrar na indústria.

Os diamantes são para sempre?

Claro, talvez…, mas a demanda que criam é instantânea. Satisfazer o desejo interminável por peças de joalharia é uma tarefa complicada. A impressão 3D pode reduzir dramaticamente o tempo, para não falar do custo de fabrico, eliminando a necessidade de protótipos dispendiosos. Também permite que até os projetos mais complexos sejam impressos numa questão de horas, em vez de dias, semanas ou meses, o que representa benefícios muito grandes para a indústria da joalharia.

Permitir que estudantes e quem procura emprego brilhar

Criar uma imagem de marca como designer na indústria da joalharia é uma tarefa muito difícil. A competição entre os fabricantes mais prestigiados de joalharia ou programas educacionais de topo como a British Academy of Jewellery é gigantesca!

Como ganhar visibilidade? Um portfolio de ideias ou desenhos técnicos é ótimo. Mas e se pudesse mostrar a sua habilidade de tornar as suas ideias num produto real tangível? É quase certo que dará a um designer ambicioso a vantagem que tanto precisa numa entrevista de emprego, e uma impressora 3D torna isso possível. Nem é preciso uma impressora cara. Basta perguntar à talentosa Designer Paula Szarejko.

Comece o seu próprio negócio de joalharia

Considera-se um empreendedor de joalharia? A impressão 3D baixa as barreiras financeiras e técnicas para o design, fabrico e vendas dos seus produtos. Tudo o que precisa é um olho criativo e conhecimento em programas CAD como o SOLIDWORKS. (não entre em pânico, o SOLIDWORKS é fácil de aprender) o resultado? O mercado passa a ter mais variedade e a agradar mais aos gostos variados dos consumidores, mais criatividade i ideias que nunca. Dê uma vista de olhos no Etsy se não acredita em nós!

A transformar a experiência de vendas online

Vender os seus produtos com sucesso online não é sempre a coisa mais fácil de efeturar. Especialmente para produtos como a joalharia, onde a decisão de compra depende imensamente da aparência, peso e sensação. No entanto quanto mais real o seu produto aparentar, maior a probabilidade de alguém o comprar. Para ajudar está uma funcionalidade pouco conhecida do SOLIDWORKS, chamada SOLIDWORKS Shop.

Permite a reutilização de dados CAD para criar um portfolio online interativo dos seus produtos. Dá á sua audiência a opção de personalizar materiais, cores e componentes adicionais, e assim conseguem ver imediatamente como as suas escolhas irão afetar o resultado final, imediatamente no ecrã. Por exemplo o seu produto tem a opção de prata ou ouro e um Rubi ou uma Esmeralda, os seus visitantes poderão ver a aparência de cada combinação de opções.

Pode ser tudo feito com apenas alguns cliques no SOLIDWORKS. Assim que tiver definido as suas opções, estas são enviadas para a sua loja online, onde potenciais clientes poderão ver imagens foto realistas de todas as combinações possíveis, Simples e muito inteligente.

Sauron, é você?

A impressão 3D torna a produção de joalharia mais barata, rápida e inteligente. Nunca foi tão fácil ser um senhor dos anéis.

Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como este?

Subscreva a nossa newsletter e receba informação sobre novos artigos, oferta formativa, webinars, eventos, campanhas e muito mais!

ISICOM