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5 Perguntas (e respostas) sobre o fabrico aditivo com a equipa de corrida Stewart-Haas

Entrevista a Reneau Van Landingham

Com o revelar do seu carro nº10, conduzido pelo Aric Almirola, em colaboração com a 3D Systems para o evento NASCAR a 11 de agosto de 2019 na na pista internacional do Michigan, considerámos obter algumas informações de Reneau Van Landingham, gestor de grupo de design aeronáutico.

1 – De que forma a Stewart-Hass Racing utiliza o fabrico aditivo para as suas equipas de corrida?

Usámos o fabrico aditivo há 7 anos e tecnologia de digitalização 3D há 5. mas este ano decidimos elevar a fasquia com a instalação de uma nova impressora 3D ProX 800 SLA, da 3D Systems, para que possamos imprimir peças de maior escala, com mais precisão para testes em túnel de vento e verificação de peças de pré-produção.

2 – Mencionou a utilização de scanners 3D. Para que propósito?

Utilizamos scanners 3D e o software de engenharia inversa Geomagic Wrap da 3D Systems, para identificar qualquer desvio nos painéis do corpo do carro, comparando ao modelo padrão de superfícies da NASCAR.
Desta forma podemos assegurar que os corpos dos carros foram construídos dentro das regras da NASCAR e que promovem a melhor performance aerodinâmica para corridas.

Reneau Van Landingham, gestor de grupo de design de aerodinamica, na equipa Stewart-Haas Racing com a impressora 3D ProX SLA 800

3 Como está a manufatura aditiva a ajudar a equipa?

A adição de uma impressora 3D SLA está a permitir que tenhamos uma capacidade de resposta muito mais rápida entre corridas, para criar mudanças cruciais nos carros, para depois testar e implementar. Como resultado a nossa qualidade de fabrico está a melhorar.

Um elemento chave é o fornecimento do software 3D Sprint, para a preparação de impressões 3D com a impressora 3D SLA.

O 3D Sprint é superior a outras alternativas mais antigas no mercado:

  • Torna a preparação de uma impressão 3D incrivelmente fácil e proporciona um leque alargado de ferramentas automatizadas e semi automatizadas de preparação de suportes.
  • Manipula os nossos dados CAD do SOLIDWORKS facilmente, e até repara dados 3D que possam ter defeitos. É uma grande vantagem.

A tecnologia da 3D Systems é uma parte critica do nosso processo e o apoio da empresa na implementação tem sido incrível.

4 – As corridas NASCAR parecem durar imenso tempo. Onde é que a equipa encontra tanta energia?

A temporada dura 10 meses, com corridas quase todos os fins de semana, e pode ser muito intensa.

Enquanto que fãs e espectadores apenas vêm o condutor, o carro completo as equipas de boxes, são tal e qual a ponta de um iceberg, há uma equipa enorme e dedicada de profissionais que não conseguem ver com muita frequência, que colaboram de perto no design, engenharia, montagem, logística, marketing e mais. Como uma equipa, ganhamos a nossa força uns dos outros, e a nossa energia tem como fonte a nossa vontade coletiva de ganhar cada corrida.

5 – Que conselhos teria para um estudante que pretenda um dia ser engenheiro de uma equipa da NASCAR?

Vá para uma escola e estude engenharia mecânica, ciência de materiais ou engenharia de desportos automotivos.

Depois durante os estudos inscreva-se num estágio com uma equipa de corridas para complementar os seus estudos académicos, com experiência real.

Após a conclusão dos estudos, tente trabalhar para essa equipa full time, como um engenheiro de design ou contacte outras equipas para preencher uma posição semelhante.

Dada a adoção da manufatura aditiva nas equipas, conhecimentos em design para manufatura aditiva são valiosos que estão para alem das considerações tradicionais de design.

Para dominá-lo, um estudante tem de manter a mente aberta, e utilizar uma mentalidade de resolução de problemas para ser realmente capaz de compreender o design para fabrico aditivo.

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