Select Page

 

 

 

Novidades 3DEXPERIENCE Works Design 2022

3DEXPERIENCE BANNER

Atualização de Fevereiro

A partir desta versão, o Product Document Creator foi transformado no Manufacturing Definition Creator, o que combina os benefícios do software de definição baseado no modelo (MDB) com a aparência tradicional dos desenhos 2D. O Manufacturing Definition Creator funciona como fonte única de acesso a dimensões, tolerâncias e anotações que existem em 2D e 3D com a máxima flexibilidade de exportação de informação e desenhos 2D baseados no modelo.

A versão de fevereiro do 3DEXPERIENCE Works, com as ferramentas de design e engenharia disponíveis diretamente no browser, já está disponível. O poder e a flexibilidade destas ferramentas na plataforma são significativos e podem tornar-se uma parte essencial da sua estratégia de desenvolvimento de produto. Conheça as novidades ao longo deste artigo.

Crie montagens de forma mais inteligente

Com o poder da machine learning, esta atualização revoluciona a forma como cria montagens, simplificando ao máximo a sua construção. O assistente de design tem um novo modo que permite relacionar automaticamente um componente quando arrastado até junto de algo com formato semelhante. Pode aplicar até três tipos relações de posição.

3DEXPERIENCE Software_1

Importar documentos ECAD (Nova funcionalidade)

O número de produtos que contém placas de circuito impresso (PCBs) continua a crescer exponencialmente. Agora pode importar ficheiros IDF que, tipicamente, são desenhados em 2D, diretamente do software ECAD. Esta aplicação converte documentos para representações 3D do PCB que pode ser utilizado para desenhar invólucros extremamente precisos. Trabalhar em conjunto com designers de PCBs para garantir que os projetos mecânicos se integrem adequadamente aos seus componentes eletrónicos poupa tempo, reduz problemas de fabrico e melhora a performance do projeto.

Fluxos de trabalho de design mais ágeis (Nova funcionalidade)

Se se esquecer de criar um sketch de referência, furo ou outro recurso enquanto estiver num comando que exija um, poderá parar o comando e criar o sketch antes de automaticamente voltar ao comando anterior – tudo isto sem precisar de fechar o separador. Menos interrupções no seu fluxo de trabalho permitem um design mais rápido e produtivo.

Parâmetros do utilizador

Já pode configurar parâmetros personalizados que se aplicam a uma peça, ou a uma montagem inteira, mediante os parâmetros estabelecidos. Desta forma, em vez de procurar a dimensão certa e alterar vários parâmetros individualmente, pode controlar tudo a partir do Design Manager e alterar as dimensões como um todo. Todas as dimensões e equações podem fazer referência a esses parâmetros na árvore de projeto. Faça alterações significativas mais rapidamente e acelere a eficiência com parâmetros personalizados.

Reduza o tempo de retrabalho do projeto

Se algum designer alterar o documento em que outro colaborador estiver a trabalhar, este será avisado graficamente no Design Manager de que o ficheiro está desatualizado. Esse aviso torna mais fácil e rápido saber quando os ficheiros estão desatualizados, para que se possa fazer as atualizações e reduzir o tempo gasto em retrabalho

Importar ficheiros do Revit para aplicativos AEC

As áreas mecânica, elétrica e civil, atualmente, exigem um trabalho de cooperação constante. Agora já pode trabalhar simultaneamente com arquitetos e designers para garantir que os seus projetos se integram adequadamente, o que melhora a eficiência e reduz os problemas de fabrico.

Atalhos de teclado apresentados diretamente nas ferramentas

Na versão anterior, os atalhos de teclado eram listados apenas na Ajuda, mas, agora, também apresentados diretamente nas ferramentas. Se passar o rato sobre os comandos na barra de tarefas serão exibidas as descrições do comando, tal como um atalho de teclado. Esta função facilita a aprendizagem de atalhos de teclado para uma maior eficiência na navegação.

Novo painel de assistência do utilizador

O design e o layout do painel de assistência ao utilizador são agora mais consistentes em todas as ferramentas de dashboard na plataforma 3DEXPERIENCE; o painel de assistência adapta-se com base no que é selecionado nas ferramentas. Por exemplo, quando utiliza a ferramenta de linha, a assistência ao utilizador automaticamente abre a secção de apoio da ferramenta de linha. O constante aparecimento do painel de assistência ao utilizador melhora o funcionamento da ferramenta.

3DEXPERIENCE Software_1

Linhas de separação com tangência inteligente

Quando seleciona manualmente partes de uma linha de separação utilizando o assistente de tangência, a linha tangente agora é cortada automaticamente na quebra da linha de separação. Isto economiza tempo e esforço quando é necessária a personalização de uma linha parcial de separação existente.

3DEXPERIENCE Software_1

Assistente de projeto para linhas de separação manuais

Se não tem uma linha de separação ou deseja criar uma manualmente, explore o novo Design Assistant for Selection, que permite alternar entre várias sugestões para conectar de um lado de uma peça ao outro. Poupe tempo ao criar linhas de separação manualmente e obtenha a linha de separação desejada de uma forma mais rápida do que ao selecionar segmentos individuais.

3DEXPERIENCE Software_1

Verificação de análise de espessura

Para peças de plástico, normalmente, é desejada uma espessura consistente de material, isto porque uma peça de plástico que é demasiado grossa encolherá e criará uma distorção enquanto a peça arrefece durante o processo de fabrico. A nova ferramenta Thickness Check permite executar dois métodos de análise para evitar este tipo de problemas: 1) o método da esfera rolante, chamado Sphere, ou 2) verificação de distância normal entre faces, chamada Ray.

Evite chupados, avalie a integridade estrutural do projeto e valide a capacidade de enchimento adequado de uma peça com esta nova ferramenta. Além disso, pode verificar manualmente as espessuras em locais específicos clicando numa área. A codificação de cores permite que veja facilmente as áreas do modelo que são muito grossas ou finas.

Hopper Feature (com dobras)

A Hopper feature tem novas opções para controlar o tipo de dobras nas transições feitas com loft, tornando mais rápido e fácil projetar uma geometria de chapa metálica com precisão. Os parâmetros de controlo da transição eliminam edições manuais, aumentando a sua eficiência.

3DEXPERIENCE Software_1

Opções adicionais de dobra

Antes desta versão, a única opção de tolerância de dobra era a equação do fator K. Agora, as funções Bend Allowance e Bend Deduction, novas opções de parâmetros de chapa metálica, calculam o comprimento do rebatido. Construa projetos de chapa metálica realistas que tenham em conta o alongamento e a deformação durante o processo de fabrico. Estes novos parâmetros também ajudam a criar rebatidos que refletem com precisão os padrões de fabrico internos.

Suporte DXF para padrões planos modificados

A atualização de exportação DXF inclui alterações no rebatido. As alterações feitas não são reversíveis para o 3D ou geometria dobrada; as alterações são refletidas no rebatido – as alterações não perturbam o seu modelo dobrado. Capture perfeitamente a intenção de fabrico e mantenha a geometria dobrada criando alívios e cortes apenas ao nível do rebatido.

Conexão entre 2D e os modelos 3D

Crie desenhos 2D com base numa vista 3D para uma solução flexível que produz uma definição baseada em modelo (MBD) e desenhos 2D sem necessidade de repetição de trabalho para criação de dimensões e anotações. Pode criar e publicar desenhos 2D com vistas de desenho, legendas, notas, tabelas, multifolhas, escalas, atualizações automáticas de geometria e guardá-los como PDF. Agora pode criar representações 2D para definição de fabrico com uma conexão perfeita com a geometria 3D e suas anotações, e criar desenhos 2D para consulta posterior, mantendo-os sempre atualizados com o modelo.

3DEXPERIENCE Software_1

Coloque facilmente reforços, tampas e chapas

O novo fluxo de trabalho, nesta versão, é semelhante ao do SOLIDWORKS desktop. Ao colocar o gusset entre dois elementos estruturais, selecione as duas faces onde deseja posicioná-lo. Da mesma forma, pode especificar as dimensões desse reforço ou chapa através da caixa de diálogo. Selecione a face final do elemento para definir o posicionamento ou o elemento completo. Aproveite e poupe tempo ao definir o posicionamento para gussets, tampas e chapas.

3DEXPERIENCE Software_1

Simplifique a seleção do ponto do perfil que percorre o caminho na criação de membros estruturais

A seleção gráfica dos pontos de perfil que percorrem o caminho definido é mais rápida e eficiente. Dependendo da orientação da vista, era difícil dizer qual elemento da estrutura era o superior ou inferior, por exemplo. Esta melhoria simplifica o processo, pois não precisa de saber o nome do ponto, basta clicar nele na área gráfica. Pode também especificar um ponto personalizado.

3DEXPERIENCE Software_1

Seleção mais rápida de geometria

Os utilizadores avançados apreciarão esta melhoria na seleção a partir da tecla SHIFT, o que permite a seleção de elementos de acordo com a distância mais curta entre dois pontos de seleção. Desfrute de uma seleção mais rápida de geometria ao longo de um corpo de subdivisão. Use a tecla SHIFT para selecionar faces em série independentemente dessas faces pertencerem a um mesmo loop.

Net Surface Primitive

Agora pode criar as suas próprias primitivas utilizando um loft, uma boundary condition, ou um sweep. Comece por definir uma superfície utilizando comandos paramétricos familiares. De seguida, utilize a modelação de subdivisão de forma livre (Sub-D) para modificar a forma da sua primitiva personalizada. Além disso, pode alternar entre a superfície paramétrica personalizada ou a superfície de subdivisão. Para aumentar a eficiência do projeto, escolha primitivas predefinidas ou crie as suas próprias com o comando Net Surface.

Máxima conexão

Com equipas de desenvolvimento de produto geograficamente dispersas, agora mais que nunca, as empresas precisam de ferramentas adicionais para disponibilizar produtos no mercado com maior rapidez e eficiência. A plataforma facilita o trabalho com pessoas dentro e fora da sua empresa, incluindo clientes, fornecedores e fabricantes. Pode simplificar o seu fluxo de trabalho, a comunicação e melhorar a produtividade porque todos trabalham na mesma plataforma. Graças à gestão de dados integrada na plataforma, os dados de projeto, comunicação e registos encontram-se num único local de fácil acesso.

Se tiver dúvidas sobre como esta versão pode melhorar a sua produtividade, entre em contacto connosco em Isicom.pt.

Leia o artigo original Aqui.

contacte-nos

Contacte-nos agora!

Retomaremos o contacto tão breve quanto possível!

 

ISICOM