Select Page

Como obter uma produção mais eficiente com máquinas de torno-suíço e multitarefa

O SolidCAM para máquinas multitarefa e multi-eixo suíço fornece um processo de programação CAM muito eficiente, criando programas torno-fresa otimizados e seguros, com melhorias dramáticas no tempo de vida de ferramentas de maquinagem.

SolidCAM - Swiss Type - Torno Suiço

Uma grande tendência nos últimos anos tem sido a rápida adoção de equipamentos torno-fresa, como máquinas de torno suíço com múltiplos eixos e grandes centros multitarefa. Com abordagens “done in one”, peças muito complexas podem ser produzidas numa única configuração de máquina. Mas muitas oficinas não estão a tirar o máximo partido das suas máquinas por serem difíceis de programar, e os sistemas CAM têm demorado a oferecer suporte a técnicas de fresagem avançadas para os equipamentos. Isto acaba por forçar as oficinas a utilizar as suas máquinas mais caras e a fazer multitarefas de forma ineficiente, com ciclos mais longos que o necessário.

Maquinagem suíça de elevada performance do SolidCAM em ação.

A SolidCAM tem a resposta para este problema, com o seu criador inteligente de percursos de ferramenta, o iMachining, conduzindo e protegendo até as menores ferramentas de forma eficaz, em máquinas avançadas de torno-fresa e torno-suíço. O sistema CAM combina a funcionalidade avançada de programação multitarefa, simulação sincronizada de canais integrados e recursos de maquinagem de última geração, tudo integrado numa plataforma de modelação CAD 3D. Assim é possível que uma oficina faça a gestão dos seus programas de peças que estejam prontos para produzir, com ciclos muito mais reduzidos, mais rápidos e mais fáceis através de uma melhor gestão de operações simultâneas e rotinas de maquinagem mais eficientes.

O Dr. Emil Somekh, fundador e CEO da SolidCAM, enfatiza que um dos benefícios mais importantes que a SolidCAM oferece aos seus utilizadores é a capacidade de integrar dentro de aplicações CAD populares, como o CAD SOLIDWORKS e Autodesk Inventor. Isto oferece ás oficinas recursos de modelação 3D sem compromissos e, ao mesmo tempo, elimina todos os problemas de transferência de arquivos que estão presentes ao efetuar trabalhos em sistemas CAD e CAM independentes. Pode trabalhar alternando entre iterações de projetos e a criação de percursos de ferramenta, com total associatividade dos percursos de ferramenta ao modelo de projeto atualizado.

A filosofia sem concessões torna-se ainda mais aparente no processo de programação CAM. Com muitos sistemas CAM, os programadores devem construir um programa multitarefa, operação a operação e, em seguida, têm de aguardar para ver uma simulação completa noutra aplicação. Com o SolidCAM, a simulação é totalmente integrada ao processo de programação.

A capacidade de visualizar totalmente uma máquina em cada etapa do processo de programação é uma forma mais rápida, segura e eficaz de criar código validado. O SolidCAM também leva a simulação para o próximo nível, simulando canais sincronizados ao longo do processo. Que permite aos programadores equilibrar operações simultâneas mais facilmente, criando programas eficientes, evitando colisões e. finalmente, criando um programa que irá criar uma “primeira peça” perfeita. O resultado de tudo isto é a criação de programas seguros e eficientes, mesmo para as peças de maior complexidade, no mínimo de tempo possível.

SolidCAM Simulation dá vida ao seu Torno-Fresa.

Um utilizador SolidCAM maquina dispositivos médicos no CNC Star Swiss.

Fresagem de última geração para máquinas multitarefa.

À medida que uma fresagem progressivamente mais complexa está a ser feita no que antes eram considerados centros de torneamento, a capacidade de executar essas operações de maquinagem com eficácia torna se mais importante a cada dia. Máquinas multitarefa são dispendiosas e normalmente não têm uma grande capacidade de ferramentas, para obter o máximo partido do seu investimento, as oficinas precisam de ter a capacidade de reduzir o tempo de maquinagem em 70% ou mais e aumentar o tempo de vida útil de ferramentas até 10 vezes. Uma grande afirmação que vamos explorar como funciona.

O iMachining emprega a maquinagem avançada de alta eficiência para reduzir os tempos de ciclo, utilizando fresas de topo, pequenos incrementos, taxas de remoção de material maiores e profundidades axiais de corte mais fundas. A chave para atingir as taxas de remoção de metal mais elevadas é criar caminhos de ferramenta em espirais modificadas e otimizadas, com ângulos de corte e taxas de avanço variáveis em cada ponto do percurso da ferramenta, de modo a que haja uma carga constante no eixo. Assim são evitados choques que ocorrem quando a interação com o material muda repentinamente, por exemplo, quando uma ferramenta atinge o canto de uma cavidade. Sem esse recurso, pode gerir as taxas de alimentação para os priores cenários de carga da ferramenta de corte, tornando os tempos de ciclo muito mais longos que o necessário. Além disso, manter uma carga constante no eixo reduz substancialmente a vibração, resultando em aumentos dramáticos no tempo de vida útil de uma ferramenta, e claro resultando em melhores acabamentos de superfície.

O iMachining demonstra que não fornece apenas melhores taxas de remoção de material (MRR) que qualquer outra solução de percurso de ferramenta, mas também apresenta aumentos surpreendentes na vida útil de uma ferramenta. A maioria das pessoas assume que, como o iMachining é mais agressivo com as velocidades de corte e incrementos, deve desgastar uma ferramenta muito mais cedo. Então, como é que o iMachining proporciona um tempo de vida útil de ferramenta muito melhor?

SolidCAM - Swiss Type - Torno Suiço

Múltiplos Canais de maquinagem avançada numa CNC QuickTECH

O iMachining patenteado pela SolidCAM para torno-fresa oferece a máxima remoção de material e maior tempo de vida útil de uma ferramenta.

Para perceber isso, devemos primeiro entender as fresas de metal duro. O carboneto é um material extremamente duro; que pode suportar forças de compressão acima da maioria dos outros materiais e também é altamente resistente a abrasivos. Estes fatores torna-o um ótimo material para ferramentas de corte, utilizado para cortar aço, superligas e a maioria dos outros metais. Alem de ser extremamente duro, o carboneto também é muito fragil – não consegue resistir ás tensões em flexão.

O iMachining garante que o substrato de metal na borda afiada do canal da ferramenta nunca sofre forças de tração, apenas força de compressão. Portanto, a aresta afiada resiste à micro degradação do “fio” da zona cortante, mesmo a níveis de performance elevados como podemos ver com o iMachining, resulta em melhorias dramáticas na vida útil da ferramenta.

Outro grande fator no aumento de vida útil de uma ferramenta é a capacidade de trabalhar com toda a profundidade de corte. Anteriormente, para evitar que uma ferramenta sofresse muita tensão e partisse, outros sistemas apenas faziam cortes superficiais para compensar o excesso de interação entre a fresa e o material. Com o iMachining, utilizar toda a profundidade de corte de uma ferramenta nunca a sobrecarrega, e na verdade distribui todas as forças numa área maior, maximizando ainda mais a vida útil de uma ferramenta utilizando todo o comprimento do canal em vez de apenas os habituais 10% inferiores.

A solução poderosa de Torno-Fresa e Torno-Suíço do SolidCAM.

Assistente de tecnologia iMachining

Uma vez que o assistente do iMachining da SolidCAM calcula de forma única e automática os incrementos e velocidades ideais, tendo em consideração a ferramenta de corte, o material disponível e as características da máquina, é garantido o sucesso da “primeira peça”, evitando o consumo de muito tempo num processo extenso de tentativa e erro para determinar os parâmetros de corte ideais. O Assistente iMachining Technology Wizard remove praticamente todas as suposições envolvidas na configuração dos parâmetros de maquinagem.

O iMachining tem inteligência integrada para garantir o percurso de ferramenta mais eficaz para cada recurso de geometria de peça no iMachining 2D e 3D. o iMachining 2D lida com o desbaste, um processo de semi-acabamento de elevada eficiência de formas 3D complexas com apenas um clique. A poupança de tempo na programação é impressionante.

Com toda a automação do iMachining, o único ajuste que a maioria dos utilizadores faz é com o controlo deslizante de nível do iMachining que controla de acordo com a preferência do operador, a agressividade da remoção de material. “Imagine colocar o conhecimento e experiência de centenas de mestres CAM e CNC na palma da sua mão. Experimente o assistente iMachining e tool path!” diz Dr. Somekh.

Com o assistente iMachining Technology Wizard, pode escolher o nível de agressividade que pretende e o assistente faz o resto.

Tabela de ferramentas avançadas para Torno-Fresa e Torno-Suíço

A nova tabela de ferramentas avançadas do SolidCAM permite a gestão inteligente dos postos de ferramentas, com conjuntos de ferramentas predefinidos. Os componentes da ferramenta com vários corpos fornecem a deteção precisa de colisão e mudanças flexíveis na montagem da ferramenta, A funcionalidade especial para o Torno-Suíço permite a entrada direta de valores de configuração de ferramenta no SolidCAM. Os acessórios de cabeça angular com eixos rotativos podem ser geridos diretamente a partir da tabela de ferramentas.

O suporte de qualquer tipo de elemento de corte, inclusive ferramentas de micro-maquinagem, permitem ao utilizador um controlo preciso de colisões.

Sincronização multicanal

O SolidCAM Torno-Fresa e a Sincronização Avançada Multicanal de Torno-Suíço são especializados em considerar as limitações cinemáticas da máquina CNC e as limitações do controlador ao fazer a sincronização de várias tarefas em paralelo. Todas as informações abrangentes sobre a máquina CNC, inclusive as limitações acima mencionadas, são definidas pelo ID da máquina virtual, que é o gémeo digital da máquina CNC real. As simulações intermediarias refletem perfeitamente os resultados da sincronização multicanal.

O processo completo do SolidCAM, do CAM para o corte num torno Suiço Citizen

A interface de sincronização do SolidCAM possui dois modos: o primeiro modo, “tipo Gant-like” fornece o tempo geral da peça. O segundo, baseia-se na operação, permitindo ao utilizador uma visão completa das operações após a sincronização. Ver ambos os modos de saída permite ao utilizador uma compreensão clara da execução da sincronização.

A solução de Torno-Suíço ativa automaticamente a superposição da cinemática da máquina e dos modos de eixos mestre-escravo. Eliminando a necessidade do utilizador ter de ativar manualmente estes modos. A deteção de falha logica inteligente, mostra claramente o problema ao utilizador, e ajuda-o a fazer as alterações de sincronização necessárias para resolver o problema, muito antes de qualquer máquina ser comprometida.

De acordo com Shaun Mymudes, Diretor de operações da SolidCAM Inc: “Um fator importante no sucesso da implementação da Solução SolidCAM, é o suporte técnico avançado e pós-processador da nossa equipa experiente.” Resumindo, o SolidCAM para máquinas multi-eixo de Torno-Suiço e Torno-Fresa reúne vários avanços tecnológicos para a otimização de todo o processo de programação CAM deste tipo de máquina complexa.

Para mais informações visite a nossa página SolidCAM ou entre em contacto através do formulário abaixo.

 

Com o assistente iMachining Technology Wizard, pode escolher o nível de agressividade que pretende e o assistente faz o resto.

 

Veja aqui a noticia original

contacte-nos

Contacte-nos agora!

Retomaremos o contacto tão breve quanto possível!

 

ISICOM