Select Page

Fabrico aditivo – Uma tecnologia chave para a Indústria 4.0

A manufatura aditiva, a industria 4.0, a modernização e a alteração de modelos de negócio.

Fabrico aditivo, uma tecnologia chave para a Indústria 4.0

A manufatura aditiva está a ser combinada nos dias de hoje com métodos de produção tradicionais que são aperfeiçoados através das novas tecnologias digitais. A manufatura do futuro poderá então consistir numa rede global de impressoras 3D junto aos clientes. Nesse contexto, a logística entregará ficheiros com desenhos digitais e não partes ou componentes para serem montados.

A estratégia chave da Indústria 4.0 é a inovação nos “smart systems”, em que se envolvem os produtos, os sistemas logísticos e as redes, tudo baseado na integração através da internet com software de controlo para assegurar a sustentabilidade física e ambiental. A Indústria 4.0 levará a uma integração contínua de dados ao longo do ciclo de vida do produto, do planeamento do produto e engenharia de desenvolvimento até à manufatura e às vendas.

Os setores da indústria apelidados tradicionais são tão possíveis de modernizar a nível tecnológico como os mais avançados. Os setores de calçado, cerâmica, vidro, metalomecânica são bons exemplos desta modernização tecnológica.

Verificamos que em todos os setores há empresas que se modernizam e outras que simplesmente não o fazem e desaparecem. A modernização é um processo que tem de ser aplicado em todos os setores independentemente de ser tradicional ou não.

A I4.0 e o fabrico aditivo 3D vão estimular a economia, alterar os modelos de negócio e as empresas vão estar muito mais próximas dos seus clientes.

Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como este?

Subscreva a nossa newsletter e receba informação sobre novos artigos, oferta formativa, webinars, eventos, campanhas e muito mais!