Select Page

Deixe os seus dados trabalharem por si com o SOLIDWORKS Manage!

Se é gestor ou um executivo de engenharia, a habilidade de tomar decisões informadas rapidamente pode significar a diferença entre um cliente feliz ou a perda de um negócio. Alertas podem surgir a qualquer momento durante o percurso de desenvolvimento de um produto. O número de coisas que podem correr mal é interminável. Quando algo de facto acontece é imperativo reagir o mais rápido possível, e a única forma de o fazer é identificando o problema imediatamente.

As empresas hoje em dia produzem grandes quantidades de dados, não apenas dados de engenharia, mas informação utilizada em todas as outras funções que suportam o desenvolvimento de um produto novo. O que dificulta o acesso aos dados é o facto de estes estarem normalmente enterrados em cada departamento, bases de dados e sistemas. Geralmente acaba-se por utilizar o Excel para analisar este tipo de dados, apesar de que importar dados para listas Excel e desperdiçar horas a analisar colunas atrás de colunas pode ser arrebatador e consome demasiado tempo. Leia esta notícia, Using Excel as a Crutch? para mais informações sobre esse tópico.

Liberte os seus dados!

Apesar destes sistemas fechados em que os mais variados dados se encontram estarem de acordo com o seu propósito, e beneficiarem os departamentos individualmente, normalmente estão desligados entre si e não conseguem beneficiar a empresa num todo. Os sistemas PDM, por exemplo, trabalham bem a armazenar informação de propriedade intelectual associada aos dados de produto inseridos nos próprios sistemas, assegurando que o controlo de versões apropriado é mantido. No entanto, existem outras áreas de uma empresa que também poderiam tirar partido desta informação.

Gestão da cadeia de fornecimento – seleção de fornecedores, compras e gestão de stock – e planeamento de fabrico – orçamentos, agendamentos e garantia de qualidade – são funções que podem beneficiar da utilização de dados de design de produto armazenados em sistemas PDM. Da mesma forma, utilizadores de sistemas ERP que fazem a gestão de transações financeiras e informação pessoal iriam beneficiar das funcionalidades da ligação a sistemas PDM e MRP.

Infelizmente ligar estes silos de dados normalmente requer uma personalização extensiva e dispendiosa dos sistemas, desenvolvimento adicional e uma administração e gestão constantes. O que tem estado em falta é uma forma de gerir o acesso e distribuição destes dados valiosos, inclusive dados de produto, com um formato útil para elementos que estão fora do campo da engenharia pela empresa toda.

Ter uma melhor visibilidade sobre todos estes dados ajuda gestores e executivos a detetar potenciais problemas e a resolvê-los antes que estes provoquem atrasos e agravem orçamentos. O SOLIDWORKS Manage pode ajudá-lo a ter uma “fotografia” de todos os seus dados e utilizá-los para facilitar outras funções importantes como gestão de projetos, gestão de processos, gestão de artigos e a capacidade de criar relatórios com painéis informativos fáceis de compreender. De seguida iremos aprofundar cada uma destas áreas.

Gestão de Projetos

Com o SOLIDWORKS Manage, e a sua integração com o SOLIDWORKS PDM, as empresas agora podem planear cada fase de um projeto, atribuir recursos e tarefas, e anexar a documentação de engenharia necessárias dentro do mesmo ecossistema utilizado no design. Os recursos podem ser alocados a cada fase de um projeto e as tarefas podem ser definidas e atribuídas a participantes nos mesmos.

Com o SOLIDWORKS Manage, tem a visibilidade total de todos os projetos, permitindo que uma empresa faça o planeamento, gestão de recursos, ligação com toda a informação criada ao longo dos projetos e seguimento do estado do projeto até ao mais ínfimo pormenor.

Gestão de Processos

Com as capacidades de gestão de processos do SOLIDWORKS Manage, pode automatizar fluxos de trabalho críticos para minimizar erros e flexibilizar aprovações. Os processos individuais são armazenados como um registo e os participantes autorizados têm acesso à informação do respetivo processo. Itens afetados, documentos e ficheiros CAD podem ser anexados ao processo e as tarefas podem ser criadas automaticamente. Uma vista mais detalhada sobre o processo pode ser analisada visualmente, para que saiba exatamente que fase do processo está a analisar.

Dashboards

O SOLIDWORKS Manage proporciona dashboards (painéis de relatório) completamente personalizáveis para que visualize dados críticos de uma forma fácil de compreender, podendo assim tomar as melhores decisões rapidamente. Estes painéis são completamente personalizáveis e podem ser construídos de forma a utilizar tabelas, gráficos e muito mais para capturar informação chave sobre o que está a acontecer no seu departamento ou negócio. Estes elementos gráficos referem-se aos seus dados em tempo real, e proporcionam acesso instantâneo a indicadores de performance chave.

Gestão de Itens

O PDM é uma ferramenta ótima para se manter informado sobre ficheiros CAD e criar listas de materiais (BOM), mas nem tudo é modelado em CAD e tipicamente existem itens que precisam de ser adicionados depois do projeto ter sido modelado, itens como cola, peças sobresselentes, embalagens e documentação precisam de ser tidas em conta, tal como as quantidades gerais no caso de um cliente encomendar várias unidades.

Com a integração do SOLIDWORKS Manage e o SOLIDWORKS PDM, todos estes dados estão num único lugar, seja representado por um modelo CAD, documento, ou itens de base de dados. Outros elementos na empresa podem criar listas de materiais no SOLIDWORKS Manage e tirar partido delas ao referenciar um conjunto do SOLIDWORKS. Isto pode ser a base para a criação de listas de materiais para fabrico, que podem conter ficheiros adicionais, registos ou itens necessários para fabricar o produto.

Veja o vídeo para compreender melhor como o SOLIDWORKS Manage permite que aceda, compreenda e tire partido dos dados da sua empresa para que possa tomar decisões mais informadas, mais rapidamente. Pode também ler esta página sobre o SOLIDWORKS Manage.

Saiba mais sobre o SOLIDWORKS Manage.

Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como este?

Subscreva a nossa newsletter e receba informação sobre novos artigos, oferta formativa, webinars, eventos, campanhas e muito mais!

ISICOM