BattleBots&SOLIDWORKS
Inspirar jovens engenheiros com Battlebots e SOLIDWORKS
Muitas das principais equipas de robôs de combate do BattleBots utilizam o SOLIDWORKS, como a BiteForce, HyperShock, Witch Doctor e SawBlaze. Todos estes líderes de equipa interessam-se desde cedo pela engenharia, design de robótica e construção de robôs de combate de competição. Estes têm também em comum a preferência pela facilidade de utilização e variedade de ferramentas de design e engenharia do SOLIDWORKS® para desenvolver robôs para o BattleBots e inspirar jovens a envolverem-se em engenharia através de robótica competitiva.
No entanto, os líderes de equipa usam o SOLIDWORKS de diferentes formas.
Uma ótima forma de guiar e ser mentor
Paul Ventimiglia, capitão da equipa Team BiteForce, quatro vezes campeão de BattleBots, interessou-se pela robótica porque queria construir bonecos animatrónicos para efeitos especiais de filmes como “Parque Jurássico”, “Star Wars” e “O Exterminador Implacável”. Atualmente, Ventimiglia ajuda a inspirar jovens designers e engenheiros de robótica através de trabalho voluntário como mentor de equipas da FIRST® Robotics.
“É um ótimo programa em termos de competição, robótica e utilização da engenharia de forma competitiva. Penso que é uma ótima forma de aprender muito rapidamente e ensinar um amplo espectro de habilidades no que toca ao design e brainstorming, inicialmente trabalhando de forma detalhada no SOLIDWORKS, por exemplo, e, depois, efetivamente conseguir as peças construídas criados por si, e por fornecedores externos, tudo isto em dias, e não meses, testando depois as suas ideias” diz Ventimiglia.
Projetar um robô de combate exclusivo num mês
A programação do BattleBots permite que as equipas tenham aproximadamente um mês para concluir o trabalho de design para os prazos de produção. Os membros da equipa HyperShock estão a milhares de quilómetros de distância, e o trabalho de design simultâneo e colaborativo acontece à noite e nos fins de semana. O SOLIDWORKS permite-lhes criar várias iterações do projeto para concluir o seu robô num período de tempo reduzido.
O capitão da equipa HyperShock, Will Bales, explica: “podemos estender os nossos prazos de produção e literalmente criar iterações até ao último minuto, o que nos dá sem dúvida uma vantagem”. Além disso, como o SOLIDWORKS é um formato de ficheiro padrão no setor, a equipa minimiza os atrasos na produção e montagem. Bales também enfatiza que os recursos de renderização do SOLIDWORKS Visualize permitem que melhorem a aparência única do robô, um recurso importante para a equipa.
Equilibrar força, rigidez e peso com estudos de simulação topológica
Além das ferramentas de design do SOLIDWORKS, as equipas do BattleBots aproveitam uma variedade de Soluções Integradas de simulação, visualização e gestão de dados de produto (PDM). Por exemplo, a equipa Witch Doctor utiliza a otimização topológica do SOLIDWORKS para melhor equilibrar as relações entre o peso, força e rigidez do seu robô.
“Se não chegarmos a um peso abaixo do limite de 116 kg, não podemos competir”, diz Michael Gellatly, designer-chefe e piloto da equipa Witch Doctor. “Na época passada, estávamos 1.81 kg acima do peso limite e tivemos de remover material para atingir a meta de peso. Com as ferramentas de otimização topológica do SOLIDWORKS, verificámos onde podíamos remover material sem sacrificar a integridade, e de facto melhorando-a. Reduzimos 2.3 kg na nossa iteração atual, enquanto fortalecemos o robô em áreas chave.”
Se quiser saber mais sobre as soluções SOLIDWORKS e como podem otimizar o design e os desafios de engenharia, entre em contacto connosco através do formulário abaixo.
Leia a história completa de BattleBots aqui.
Contacte-nos agora!
Retomaremos o contacto tão breve quanto possível!