Select Page

A Impressão 3D e Melhorias no Arrefecimento de Moldes

“Foi sempre possível ter resultados excelentes e ser bem sucedidos porque procuramos sempre tecnologia que nos permita dar o próximo passo”

A impressão 3D e melhorias no arrefecimento de moldes

Fundada como uma pequena loja dentro de uma garagem, por um pai e filho, pretendiam corresponder ás necessidades de fabricas locais, a B&J cresceu e tornou-se numa família de organizações que estão sempre a procura de novas tecnologias.
“Foi sempre possível ter resultados excelentes e ser bem sucedidos porque procuramos sempre tecnologia que nos permita dar o próximo passo”
Jarod Rauch of B&J Specialty Inc.

“Vimos tantas lojas de ferramentas na nossa área e na indústria, que não tentam melhorar, simplesmente habituam-se a fazer as coisas sempre da mesma forma e antes que se notasse, desapareceram”

A B&J investiu numa impressora 3d de metal a ProX DMP 300 da 3D Systems, o que lhes permitiu criar geometrias complexas e aplicar estratégias de arrefecimento conformes em projetos de moldes que seriam impossíveis de executar com métodos tradicionais.

Este é Jarod Rauch, B&J Specialty, Gestor de TI e Impressão 3D, com a impressora 3D Systems ProX DMP 300 atrás.

Um campo de milho em Indiana não é exatamente o primeiro lugar que pensamos quando pensamos tecnologia, mas a B&J Specialty Inc., uma empresa fornecedora de moldes, matrizes e peças maquinadas impressas, está a demonstrar que pode encontrar inovação nos locais mais inesperados.

“Quando construímos ferramentas que não têm o arrefecimento adequado há muita distorção” Explica Rauch. “temos de criar ajustes no nosso projeto consciente que quando recebemos uma amostra, que teremos de a passar no nosso scanner de luz azul para verificar os defeitos na peça e depois reverte-los. Com arrefecimento conforme, é possível reduzir bastante a distorção o que permite que o molde possa ir para produção muito mais rapidamente”

A fase de arrefecimento pode ocupar até metade de todo o tempo do processo de injeção de uma peça, portanto uma otimização do arrefecimento é vital. Com a impressão 3d de metal presente, a B&J é capaz de criar moldes em aço martensitico, que pode receber tratamentos de calor e maquinado, e peças cujo os canais de arrefecimento mantêm uma distância uniforme da superfície de molde.

Se utilizar um molde de elevado valor que irá produzir cerca de 2.5 a 3 milhões de peças e reduzir cada ciclo em 5 segundos, acabou de pagar o ordenado de alguém durante 2 anos. Rauch Elabora

Em alguns casos, o processo resultou em mais de 40% de redução nos ciclos, aumentos de produção na faixa dos 30%, melhoria na qualidade das peças e a performance as ferramentas em si também melhorou. Num teste de cavidade de molde, uma peça criada de forma convencional tinha um desvio de 132 graus na temperatura, o que pode ser catastrófico para um molde de plástico. A mesma peça impressa em 3d com canais conformes apenas tinha uma flutuação de 18 graus por toda a cavidade, resultando numa melhoria de 86% no arrefecimento.

Atualmente, a AM já se instalou em cerca de 2% do mercado da B&J, não só através de aplicações de arrefecimento conforme, mas também com um aumento de complexidade de peças e remoção de materiais com estruturas em malha. Rauch acredita que educar os clientes e encoraja-los a ter uma mente aberta, que esses valores irão aumentar.

Espero que nos próximos 5 anos, ou mais cedo, a adesão a estas tecnologias duplique e triplique e acabe por se tornar o novo standard na indústria dos moldes, enquanto mais clientes juntam-se a nós

Veja o artigo original AQUI

Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como este?

Subscreva a nossa newsletter e receba informação sobre novos artigos, oferta formativa, webinars, eventos, campanhas e muito mais!

ISICOM