Select Page

A Celebrar 25 anos de SOLIDWORKS

Memórias de 1993 da sua fundação.

NO INÍCIO: Os fundadores do SolidWorks em 1994 (da frente para tráz) Dr.Constantine Dokos, Scot Harris, Bob Zuffantem Mike Payne e Jon Hirschtick, não está presente na foto – Tommy Li , falam sobre a primeira versão tecnea do SOLIDWORKS.

Feliz Vigésimo Quinto Aniversário SOLIDWORKS!

É difícil acreditar que já passaram 25 anos desde a fundação da SolidWorks a 30 de dezembro de 1993. O SolidWorks provocou uma disrupção no mundo da engenharia, dando um salto de sistemas UNIX – que apenas algumas elites podiam adquirir para Microsoft Windows, disponível para quase todos.

Para os que nasceram depois da introdução do Windows, vale a pena apontar que nos anos 80, quando eu era um estudante no laboratório de desenvolvimento CAD, 1 assento CAD podia custar centenas de milhares de dólares. O Representante CAD não só vendia o software e hardware, mas também a mesa oficial e cadeira. Não estou a brincar. A ideia de comprar software para o seu computador pessoal era considerado uma fantasia.

Foi também a era das publicações impressas utilizando layouts criados em computadores, as notícias da indústria eram formatadas para dossiers de 3 anéis em vez da internet. Alguém ainda se lembra do relatório influente de Steve Wolf “Computer Aided Design Report”?

Guardei a edição de Outrubro de 1995, que destaca headlines como “A era Windows 95 Começa” e “Mude para o Pro/E: A Proxima Geração Chegou” (que era uma review da primeira edição do SolidWorks). Na altura, havia no mínimo 100 vezes mais PC’s que estações de trabalho UNIX, portanto, a SolidWorks podia espalhar o custo do desenvolvimento do seu software por uma base de clientes muito mais vasta.

“A Microsoft pode sustentar o desenvolvimento de recursos de facilidade de utilização que os sistemas UNIX não gostam” escreveu “Por exemplo, o Windows permite aos utilizadores verificar o estado de uma impressão ao clicar no ícone e ler a fila de tarefas. O UNIX força os utilizadores a memorizar e escrever um comando a partir da linha de comandos.”

Fantástico, certo? Uma publicação líder em tecnologia está espantada com as maravilhas de um ícone que permite que o seu computador imprima! É um pouco de contexto histórico para a origem do SolidWorks.

Céticos sempre me disseram que CAD nunca iria funcionar num PC. Não seria rápido o suficiente. As pessoas nunca vão fazer a troca. Mas acho que todos sabem o fim desta história.

No espírito da celebração destes 25 anos, gostaria de partilhar alguns artefactos dos meus ficheiros pessoais. Alguns destes mementos nunca foram vistos pelo publico antes, portanto pode até considerar que esta publicação seja o lançamento não oficial de um Smithsonian da SolidWorks. Está na altura de ficar nostálgico…

Adoro histórias de origem de empresas e saber como escolheram os seus nomes. A Amazon quase se chamou “Relentless,” mas os amigos do fundador Jeff Bezos supostamente avisaram que o nome soava um pouco “sinistro.” De acordo com o Business Insider, outros nomes que Bezos considerou seriamente foram “awake.com,” “Bookmail.com” e “Browse.com.”

Quando o SolidWorks foi fundado, não era chamado inicialmente SolidWorks. Demos á empresa o nome temporário, “Winchester Design Systems” para que pudéssemos levar o nosso tempo a inventar um nome muito bom para a marca. Escolhi “Winchester Design Systems” baseado no facto que a empresa nasceu atráz daquela janela do segundo andar do meu apartamento de 2 quartos na Rua 50 Edward Drive em Winchester, Mass.

Não sei quem vive lá agora, mas não devem ter ideia quantos produtos fantásticos ganharam vida desde 1993 devido ao nosso sistema CAD novinho em folha que foi criado lá.

“OmniCAD” soa a um conglomerado malvado onde um supervilão pode trabalhar no próximo filme do “Iron Man”. “PowerCAD” soa a um suplemento nutricional que poderá misturar no seu batido de proteína. O que vê acima são alguns mockups para papel timbrado (lembra-se do papel timbrado?) de nomes possíveis antes da criação do nome SolidWorks. Eu lembro me vivamente de pendurar estes nomes na parede do meu escritório para testar quais soavam bem. Quando se faz brainstorming de nomes, ajuda sempre visualizar como as suas ideias ficam impressas.

A nossa visão para software, claro, não sofreu impactos devido ao nome escolhido para o negócio, talvez num universo alternativo, “SolidWorks” poderia soar retroativamente como algo tão estranho como os nomes acima.

Lembro-me de andar a brincar com fragmentos de palavras num bloco de notas quando estava na Conferência de VAR’s da Daratech em 1994 e simplesmente gostar como “solid” e “works” soavam juntos. O SolidWorks foi criado antes da internet existir (acreditem ou não), por isso não tínhamos de nos preocupar com a disponibilidade do URL. SolidWorks.com foi dos primeiros 100.000 websites no mundo, e eu lembro-me de uma reunião de conselho onde foi debatido os méritos e investir ou não num website! Pode ver o website original do SolidWorks em 1996 arquivado na Wayback Machine:

Quem foi o primeiro cliente SolidWorks?

Há duas pessoas que podem respetivamente intitular-se como os primeiros clientes SolidWorks. Dr. Bill Townsend, fundador e CEO da Barret Technology (uma empresa líder em robótica) foi o primeiro a nos encomendar o SolidWorks.

O primeiro cliente a nos pagar foi Kendrick Vanswearingen, um engenheiro da Addison, nos Ilinóis. Tal como os restaurantes Chineses apresentam com orgulho o seu primeiro dólar ganho, guardei uma cópia do primeiro cheque recebido pela SolidWorks Corporation.

Olhando para tráz, agora compreendo o quão especial esta altura foi na minha vida – e como estes momentos não ocorrem com muita frequência. A minha filha uma vez fez me um sinal escrito á mão a cotar Andy Bernard (ator Ed Helms) do último episodio da serie “The Office” quando ele diz, “Gostava que houvesse uma forma de saber quando estou nos bons dias antes de os deixar” (“I wish there was a way to know you were in the good old days before you’ve actually left them.”)

É assim que me sinto quando olho para estes artefactos do SolidWorks. Sei que o SOLIDWORKS é escrito completamente em capitais agora, mas para esta publicação a nostalgia exige utilizar as Capitais originais S e W.

Já deve ter ouvido falar das equipas “San Francisco 49ers” e “Philadelphia 76ers”. Gosto de pensar que os meus colegas e clientes SolidWorks de 1995 ou antes como os “SolidWorks 95ers” Que será sempre um grupo muito especial para mim e uns para os outros.

Para todos que ajudaram a construir o SolidWorks nos últimos 25 anos, seja um “95er” ou se juntou a nós mais tarde ou faz parte da Dassault systemes. Apenas quero dizer obrigado a todos. Foi um percurso incrível. Espero que tenham apreciado olhar um pouco para alguma história.

Jon Hirschtick
Cofundador e CEO na Onshape Inc

Gostaria de ter acesso a mais conteúdos como este?

Subscreva a nossa newsletter e receba informação sobre novos artigos, oferta formativa, webinars, eventos, campanhas e muito mais!

ISICOM