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Conceito de Guiador para uma Bicicleta de Pista clássica

 

Um conceito para um guiador de bicicleta de pista clássica

Como alguém que tem a necessidade de velocidade (need for speed) na categoria de 2 rodas impulsionadas por pernas, gosto de brincar com conceitos de bicicletas. A época baixa permite algum tempo livre para isso, e este ano não foi diferente. A bicicleta em si? A Minha Colnago Master Pista dos anos 80. Para quem não está familiarizado, é o Ferrari F40 das bicicletas, com herança Italiana e tudo. Exceto que dentro de um preço mais aceitável. O propósito? Corridas em Pista.

Bike1

O componente? O Guiador. Porquê? Bem, com apenas uma mudança e sem travões, não há muitos componentes adicionais para considerar. É também um dos 3 pontos de contacto, das quais podem fazer uma diferença tremenda no ajuste.


Conceito

Existem algumas coisas que eu queria fazer com o guiador para que se torne muito estreito, integra-lo na haste, e perder um pouco a cabeça. Um guiador estreito é normalmente mais aerodinâmico, e põe o ciclista numa posição mais aerodinâmica.  São difíceis de encontrar. Geralmente gosto da aparência de um guiador e haste integrados, portanto esse será o meu objetivo. Finalmente, com alguma liberdade, decidi perder um pouco a cabeça e esbocei o conceito da imagem abaixo.

HandlebarSketch

Topologia

Uma ferramenta muito útil, pelo que podemos começar com uma forma muito básica, executar estudos de simulação muito mais cedo no processo de design, e utilizar as formas resultantes como um ponto de partida mais avançado para a modelação. Para os estudos, comecei com uma forma muito básica, modelando todo o volume que poderia ser utilizado.

CAD1

De forma simétrica, e apenas uma carga para simular o esforço máximo de um ciclista a fazer sprint, a preparação foi simples, executei o estudo topológico para duas situações, um modelo sólido e um modelo oco.

CAD2

CAD3
CAD4

Preparação
Resultados com Objeto Sólido
Resultados com Objeto Oco

Curiosamente, os resultados do corpo sólido não se distinguiram de forma muito diferente, uma combinação de uma barra e uma haste. Os resultados das peças ocas, produziram resultados mais loucos. Pelo que gostei do conceito das peças angulares, criando um formato em V em vez do formato tradicional. Então utilizei a ideia e dei um “giro” com ela.

Modelação

Para a modelação em si, optei por uma montagem do topo para baixo, não há a menor chance de esta peça ser impressa em 3D de uma só vez, portanto vários componentes num assembly faziam mais sentido. Fiz primeiro um sketch 3D para o layout básico.

CAD5

Como queria evitar que gritassem comigo por utilizar todo o material da impressora 3D, decidi incorporar tubos de fibra de carbono, desta forma podia focar-me na modelação das pegas e a conexão à haste.

A pega foi modelada com uma spline 3D utilizando alguns truques e um surface loft, incorporando muitas das ideias do conceito original.

CAD6

Para ligar as duas peças, precisava de um encaixe, utilizei uma combinação de surface lofts e filled surfaces para juntar as duas conexões.

CAD7

Depois disso apenas tive de espelhar as peças para criar a pega da esquerda, e modelar os tubos de fibra de carbono, baixei a barra da frente muito mais que o que era sugerido no estudo topológico. Porquê? Parcialmente para poder posicionar os polegares e poder baixar me mais ainda, mas principalmente porque podia.

CAD8

Para trazer tudo à vida, imprimi as peças e encomendei tubos de fibra de carbono, depois de serrar um pouco, utilizar epoxy e umas marteladas, ficou finalmente concluído.

Handlebar1

Handlebar2
Handlebar3

Projeto concluído. Foto por: Jack Connolly, Jack Robert Photography

 

Na bicicleta

Handlebar4
Handlebar5
Handlebar6

Fotografias por: Jack Connolly, Jack Robert Photography

Infelizmente, não tenho um sistema de formação a vácuo (ainda), portanto não é possível adicionar fibra de carbono para tornar esta estrutura em algo que possa ser utilizado. Falo-ei no futuro? Talvez. Mas por agora tenho de voltar aos treinos. Porque independentemente do quão bela uma bicicleta possa ficar, o que importa é o motor!

 Veja a notícia original aqui

Sobre o Autor:

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Luke Woodard • Application Engineer • TPM

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