All for Joomla All for Webmasters

Dimafix, adesivo para impressoras 3D

Análise do adesivo para impressoras 3D Dimafix 

A dima 3D lançou um novo produto para as impressoras 3D

Recentemente, um novo produto foi colocado à venda como um adesivo para uso em impressoras 3D do tipo FFF. O dimafix tem a particularidade de modificar o seu poder de adesão em função da temperatura, de modo que a baixa temperatura perde sua aderência quase por completo, enquanto as temperaturas acima de 50 graus começa a oferecer um poder crescente de adesão.

A empresa que o lançou, Dima3D, enviou-nos uma amostra para realizar uma 'mini-revisão' ou análise de produto para nossos leitores


Dima

Como aplicar o produto

Em primeiro lugar, a empresa deu-nos algumas indicações bastante simples. O produto, que vem em spray, deve ser agitado antes da utilização. Recomendamos a aplicação de uma única passagem no leito da impressora 3D, em toda a superfície ou somente onde pretendemos fazer a impressão.

A limpeza da base é realizada simplesmente com água, não é necessário de nenhum tipo de solvente.

Para os testes, utilizámos um design de peça única que tende a ter muita deformação, ou seja, os cantos sejam elevados ou, como neste caso, as partes mais finas da peça que estão em contato com a base. A nossa peça é um polvo, cujos tentáculos são muito propensos a destacar, nós baixamos o arquivo do Thingiverse.


Polvo 3d

Que materiais utilizar

Como material de fabricação, utilizámos ABS do tipo genérico, pois é mais propenso a deformar-se se a primeira camada não estiver bem aplicada na superfície de fabricação.

Realizámos quatro testes, todos com a mesma configuração global e modificando a temperatura do leito da impressora 3D para ver o resultado obtido com cada um deles.

No geral, a altura da camada é de 0,3 mm, a temperatura da extrusora é fixada a 220 ° C, a velocidade de impressão é de 60 mm / s e a base de fabrico utilizada é um vidro. A impressora 3D com um bico de 0,4 mm e um fusor do tipo J-Head sem um ventilador de camada.


Conclusões

Podemos confirmar que o produto cumpre a sua finalidade de aderir a peça a altas temperaturas e se soltar facilmente quando resfriada.

Em termos de informações sobre o produto, devemos indicar que uma tabela com as temperaturas recomendadas para cada material e superfície de impressão, seria de grande ajuda para os utilizadores.

Como uma recomendação por imprimir 3D, descobrimos que ele realmente é útil para fazer impressões com ABS, mas não acreditamos que seja o indicado para o caso de usar PLA, como existem outros produtos adesivos e outras áreas de fabricação que permitem usar PLA sem calor base.

Quanto ao preço de venda ao público, é menos de 15 euros. Tendo em conta que é executado por cerca de 100 impressões, teríamos um custo unitário de cerca de 15 cêntimos por cada impressão. No entanto, fizemos o teste de reutilizar o adesivo existente na base, porque a peça anterior mal deixou vestígios, para causar outra impressão e obtivemos um resultado satisfatório. 


 

Assistência Técnica

Helpdesk Solidworks

Banner Assistencia Tecnica

Newsletter

Área Exclusiva

Autenticar Registar