fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Como a Transformação Digital está a mudar a indústria fabril

Banner 

 Transformação Digital

A expressão Transformação Digital atraiu recentemente imensa atenção por toda a indústria de fabricação e pelos media. Definida pelo “The Enterprisers Project”, A transformação Digital é a “integração de tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, resultando em mudanças fundamentais na forma como os negócios operam e como é atribuído o valor acrescentado aos respetivos clientes.

Com a digitalização vem o aumento de tendências como a indústria 4.0, o fabrico inteligente e fábricas inteligentes. A indústria 4.0 Refere-se á “quarta revolução industrial”, o próximo passo onde o fabrico afasta-se do mundo físico em direção ao mundo digital.

 

  • A indústria tem evoluído continuamente desde a primeira revolução industrial no século XVIII.
  • As revoluções industriais passadas mostraram o que podemos alcançar quando a indústria é transformada.
  • Esta quarta revolução industrial revolve-se em torno da conectividade e comunicação.
  • Um futuro onde o processo de produção está a ser completamente reestruturado para que seja simples e ágil.
  • Nesta quarta revolução industrial, os aparelhos estão conectados, podem comunicar, e podem tomar decisões inteligentes. Dados e análise são elementos chave para tomar decisões informadas e melhorar a eficiência.
  • Esta Revolução Industrial é sobre o digital.

 
DW Stock 025

 

Transformando a indústria.

DW Stock 004 2

 

A transformação digital é uma combinação de processos de fabrico tradicionais melhorados com novas tecnologias, trabalhando em conjunto para levar o fabrico mais á frente e resolver problemas de eficiência no setor industrial.
A tecnologia e software terão um grande papel a desempenhar, a integração de todas as áreas de um negócio, transformando processos tradicionais para mudar como um negócio opera e para proporcionar mais valor acrescentado a clientes. 

 
 

 

 

Guiada pela tecnologia, a indústria 4.0 irá transformar a produção e reformar negócios, aumentando a eficiência e fomentando uma melhor relação entre produtores, fornecedores e clientes.

A base de dados de disruptores da Global Data revela que dados, analítica e o fabrico aditivo (impressão 3D) estão entre as tecnologias cruciais para a transformação do fabrico industrial.

 
AdobeStock 181442200

 

Fabrico inteligente

Conveyor 2

 

Alimentado pela automação de dados, a transformação digital está a mudar cada passo do processo de fabrico, desde a cadeia de fornecimento até ao chão de fábrica e utilizadores finais.

O instituto nacional de standards e tecnologia descreve a indústria 4.0 como “criação de sistemas completamente integrados, colaborativos que respondem em tempo real a mudanças de necessidades e condições fabris, tanto na cadeia de fornecimento como nas necessidades dos clientes.”  

O fabrico inteligente está a ligar fabricas digitalmente, com redes centrais que se ligam a máquinas, não apenas para automatizar, mas para aprender processos independentemente, adaptar para mudar, criar pedidos, perceber problemas de qualidade e até designar tarefas para outras máquinas.

 
A Deloite Insights descreve a fábrica inteligente como um salto á frente da automação tradicional para um sistema completamente conectado e flexível.

Ligar dados, pessoas e sistemas é essencial para o fabrico inteligente, tornar a informação disponível quando e onde é necessária, por todo o processo fabril. 

A Manufacturing Tomorrow concorda que “ao utilizar sensores, robótica e uma coleção de dados centralizada, as fábricas inteligentes permitirão que toda a informação sobre o processo de fabrico esteja disponível por todas as cadeias de fornecimento e ciclos de vida de produtos”

AdobeStock 210575145 
 

Bottling Plant Resized

O que significa para fabricantes

O fabrico inteligente, personalização em massa, automação e o fabrico “elegante” (lean manufacturing) estão a provocar uma disrupção na indústria. 

Ao adotar e implementar tecnologias inteligentes, os fabricantes podem aumentar a produtividade, melhorar problemas de deficiência e criar sustentabilidade.

O fabrico inteligente está a aumentar a capacidade de produção, tempo de operabilidade e performance enquanto os custos gerais, custos de operação e custos capitais são reduzidos.

 

 

Seguindo em frente

Reconhecemos que o fabrico inteligente é o futuro que está a mudar a forma como os fabricantes trabalham.

A Aerospace Defense Security descreve os benefícios de uma quarta revolução industrial, como algo que irá aumentar a produtividade, aumentar a eficiência, melhorar a qualidade e reduzir desperdícios por toda a cadeia de valor.

Com a introdução do fabrico inteligente e fabricas inteligentes vem a importância de bons dados. A informação é uma mais valia para todos os negócios e esta agora a alimentar a transformação digital ao permitir a tomada de decisões baseadas em aprendizagem, em tempo real, por todas as operações do negócio, inclusive, o desenvolvimento de produto, fabrico, cadeia de fornecimento e experiência de cliente.

Os fabricantes precisam de se inspirar com as revoluções industriais anteriores, aceitar as alterações ou arriscam.se a ficar para trás, ultrapassados pelos seus concorrentes.

A mudança é escalável, com algumas alterações, os fabricantes podem melhorar os seus dados, fazer melhores ligações entre sistemas e equipas, e tornar o seu negócio mais digital, resultando numa experiência de utilizador melhor.

Enquanto a indústria 4.0 continua a evoluir, há muitos programas e iniciativas para ajudar os fabricantes e engenheiros a explorar as oportunidades e benefícios da digitalização e aderir á indústria 4.0

 

Atlantaresized 3 1

 

Ler notícia Original Aqui

Prancheta 1 Cpia 2

Saber Mais >>

JÁ CONHECE A NOSSA NOVA CASA?

Conheça as excelentes novas instalações do Grupo ISICOM - tecnea.com
Saber Mais >>

Assistência Técnica

Teamviewerisicom

TeamviewerSolidSet

Newsletter

Área Exclusiva

Autenticar Registar

Menu Mobile

Área Reservada Registe-se Agora!

Clientes/Formandos